domingo, julho 10, 2011

DIA DA PIZZA

Olá Pessoal!

É o DIA DA PIZZA!


Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.


Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônicos, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de “pão-de-abraão”, muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.


Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.


No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.


A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea”, indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava “matar a fome” principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.


A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria que se tem notícia, a Port’Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.


Chegou ao Brasil da mesma forma, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.


Foi no Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. Segundo consta no livro Retalhos da Velha São Paulo, foi nos fornos do restaurante de Geraldo Sesso Jr., a Cantina Dom Carmenielo, que os apreciadores da culinária Italiana passaram a poder degustar a iguaria napolitana.


Aos poucos, a pizza foi-se disseminando pela cidade de São Paulo, sendo abertas novas cantinas. As pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas e até mesmo criativas. No princípio, seguindo a tradição italiana, as de mussarela e anchova eram as mais presentes, mas à medida que hortaliças e embutidos tornavam-se mais acessíveis no país, a criatividade dos brasileiros fez surgir as mais diversas pizzas.


Fonte: Wikipedia

E aproveitando a ocasião, vamos a uma receita de pizza caseira:



E viva a PIZZA!


Ingredientes.





500 g de farinha de trigo
250 ml água morna
4 colheres de sopa de leite em pó
3 colher (de café) de açúcar
1 colher (de café) de sal
3 colheres (de sopa) de azeite
1 sache de fermento seco (10)gr






Misture a farinha, a água,o leite, o açúcar, o fermento, o azeite e o sal e amase bem.
A massa deve ficar lisa e elástica, não pegajosa.
Coloque a massa em uma bacia , leve para descansar por 1 até 2 horas, coberta com um pano úmido para não ressecar.
Após descanso, leve a massa para uma superfície lisa de trabalho polvilhada com farinha de trigo.
Abra a massa em forma de um disco grosso. Depois com o auxílio dos seus punhos  estique-a em um círculo grande, fino.
Cuidado para deixar as bordas mais grossas.
Passar o molho, cobrir com o recheio a gosto.
Forno 200ºC por aprox.20 minutos
Se quizer pode pré asar a massa antes de por o recheio!

5 comentários:

  1. vim conhecer seu blog e adorei!!!

    viva a pizza!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca digo não a uma boa pizza, fixcou deliciosa!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog! Parabéns!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Pizza, é tudo de bom!
    Abraços.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro pizza, e essa parece estar uma delicia...
    Abraço

    ResponderExcluir